Certificação CGA – Guia completo

Muitas pessoas desejam atingir alto nível de qualificação para atuar no mercado financeiro e alcançar os melhores resultados. Uma das certificações mais procuradas é a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), conhecida por ser a certificação mais completa nacionalmente.

Se você se identifica com gestão de recursos, certamente vai gostar de ter essa certificação em seu currículo.

O profissional que possui a certificação CGA pode atuar na gestão de fundos de investimentos e na administração da carteira de investimentos de terceiros. Nesse sentido, ele também possui uma maior responsabilidade quanto ao dinheiro de seu cliente.

certificação CGA

Para que você fique por dentro de todas as informações importantes sobre esse assunto, continue lendo este artigo.

Preparamos um guia completo no qual você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a certificação CGA.

 

O que é a certificação CGA

Provavelmente já ouviu falar dos selos de qualificação ANBIMA. Em poucas palavras, esses selos são certificações que atestam aptidões profissionais das diferentes áreas do mercado financeiro.

Tratando-se dessa certificação, seu objetivo principal é certificar os profissionais que fazem gestão de recursos de terceiros, protegendo investidores para que tenham profissionais especializados gerindo seus recursos, seja por meio de fundos de investimentos, carteiras administradas ou clubes de investimentos.

Os profissionais certificados precisam ser fiscalizados e devem estar sujeitos a autarquias representadoras dos padrões de conduta relacionadas às atividades do mercado financeiro. Esse vínculo entre profissional e a entidade ANBIMA, se faz através da certificação CGA, e o seu possuidor está habilitado para gerir investimentos de outras pessoas.

Requisitos mínimos

Apesar de ser uma profissão que possui extrema responsabilidade, boas análises e muito cuidado, não são exigidos muitos pré-requisitos para se tornar um Gestor de Investimentos. Não existe nenhum pré-requisito em escolaridade mínima, por exemplo.

Obs: No passado era exigido nível superior, agora não mais.

Conteúdo do exame CGA

No passado o CGA era dividido em 2 módulos, porém agora a certificação mudou. É necessário passar primeiro na certificação CFG para depois escolher entre a certificação CGA (para investimentos de liquidez como ações e títulos) e/ou CGE (para investimentos estruturados como índice, imobiliário, participações, FIDC)

Conforme informações anteriores, o exame exige um conhecimento específico de alto nível para a atuação de um gestor de investimentos. Esse conteúdo foi dividido pela ANBIMA da seguinte forma:

Certificação de Fundamentos em Gestão (CFG)

A Certificação de Fundamentos em Gestão é uma certificação de entrada para os novos profissionais no mercado de gestão. Ela atesta o conhecimento fundamental necessário para iniciar a sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros.

Entre as novas certificações da Anbima, a CFG foi criada para suprir uma lacuna que havia na área. Com o novo selo, os profissionais certificados têm a base técnica necessária para ocupar cargos em empresas de asset management.

É importante destacar que a certificação CFG não habilita o profissional a ser gestor. Aliás, a partir de 2021, ela será pré-requisito para quem quiser se especializar em gestão de recursos de terceiros pela CGA ou CGE. Vamos falar sobre os dois selos mais adiante.

Como conquistar a certificação CFG?

Para se certificar, você precisa passar no exame. A primeira prova da certificação CFG será aplicada em março de 2021. O conteúdo é dividido em 60 questões que abordam 12 áreas de conhecimento. Veja a seguir os temas que você precisará estudar, bem como a proporção de questões para cada um na prova:

CONTEÚDOPROPORÇÃONº DE ACERTOS
Métodos Quantitativos8% a 12%4 a 7 questões
Economia3% a 7%1 a 4 questões
Análise de Relatórios Financeiros3% a 7%1 a 4 questões
Finanças Corporativas3% a 7%1 a 4 questões
Mercados e Instrumentos Financeiros13% a 17%7 a 10 questões
Teoria Moderna de Carteiras e Modelos de Precificação de Ativos8% a 12%4 a 7 questões
Finanças Comportamentais3% a 7%1 a 4 questões
Política de Investimento (Investment Policy Statement – IPS)3% a 7%1 a 4 questões
Alocação de Ativos13% a 17%7 a 10 questões
Novas Tecnologias em Finanças3% a 7%1 a 4 questões
Ética e Autorregulação8% a 12%4 a 7 questões
Legislação e Regulação8% a 12%4 a 7 questões

A aprovação requer 70% de acertos, o que equivale a 42 respostas certas. Se quiser começar os estudos (e a nossa recomendação é que você comece o quanto antes), você pode conferir a aula grátis sobre Métodos Quantitativos. Como indicamos na lista acima, o conteúdo corresponde a cerca de 8 a 12% das questões do exame CFG.

Pré-requisitos: nenhum

Exame: 60 questões

Aprovação: 70% ou 42 acertos

Duração: 3 horas

Site oficial: https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/certificacoes/cfg.htm

Como se preparar para a certificação CFG?

A melhor forma de se preparar para conquistar a certificação CFG é com o apoio de um curso preparatório focado no exame. O curso CFG da Pro Educacional foi criado para você que quer iniciar ou acelerar a sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros, mas ainda não tirou a certificação CGA. Inclui:

  • Videoaulas;
  • Apostila online;
  • Resumos para ajudar na memorização;
  • Simulados para testar os seus conhecimentos;
  • Exercícios de fixação;
  • Suporte com orientação integral dos professores.

Com o primeiro exame já confirmado, agora é a hora de criar o seu plano de estudos. Assim, você tem tempo de conciliar o aprendizado às tarefas do seu dia a dia, sem precisar correr depois para entender o conteúdo. Planejamento é a chave para uma carreira bem-sucedida.

Certificação de Gestores Anbima (CGA)

A Certificação de Gestores Anbima é uma certificação já conhecida para quem busca se especializar em gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento. É uma das mais completas e também uma das mais requisitadas no mercado financeiro.

A CGA já faz parte das certificações da Anbima — com a CPA-10, CPA-20 e CEA — mas o atual modelo aplicado passará por uma reformulação a fim de atender às novas dinâmicas do setor. Com a criação da CFG e da CGE, a certificação CGA será focada exclusivamente em gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento — renda fixa, ações, cambiais e multimercados.

Diferente da CGF, que será pré-requisito para conquistar a certificação CGA, ela habilita o profissional para cargos de gestão. Ou seja, com ela, você terá poder de decisão sobre a compra e venda dos ativos financeiros.

Como conquistar a nova certificação CGA?

Para se certificar, você precisa ter a CFG e passar no exame. A primeira prova da nova certificação CGA será aplicada em abril de 2021. O conteúdo é dividido em 45 questões que abordam 6 áreas de conhecimento. Veja a seguir os temas que você precisará estudar, bem como a proporção de questões para cada um na prova:

CONTEÚDOPROPORÇÃONº DE ACERTOS
Gestão de Carteiras – Renda Variável18% a 22%8 a 9 questões
Gestão de Carteiras – Renda Fixa18% a 22%8 a 9 questões
Investimentos no Exterior11% a 15%4 a 6 questões
Avaliação de Desempenho11% a 15%4 a 6 questões
Gestão de Risco11% a 15%4 a 6 questões
Legislação, Regulação e Tributação18% a 22%8 a 9 questões

A aprovação requer 70% de acertos, o que equivale a 31 respostas certas. Nossa recomendação é que você comece os estudos o quanto antes. Para isso, você já pode conferir a aula grátis sobre Gestão de Carteiras — Renda Variável. Vale lembrar que o conteúdo corresponde a cerca de 18 a 22% das questões do novo exame CGA.

Pré-requisitos: conquistar a certificação CFG

Exame: 45 questões

Aprovação: 70% ou 31 acertos

Duração: 2h30

Site oficial: https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/certificacoes/cga.htm

Como se preparar para a nova certificação CGA?

Nada como ter o apoio de um curso preparatório focado no exame para conquistar a certificação CGA. O novo curso CGA da Pro Educacional foi criado para você evoluir na sua carreira e alcançar um cargo de gestão. Ao fazer a matrícula, você terá acesso a um conteúdo atualizado de acordo com as novas diretrizes da Anbima:

  • Videoaulas específicas;
  • Apostila online conforme o edital;
  • Resumos para facilitar a memorização;
  • Simulados para testar os seus conhecimentos;
  • Exercícios de fixação;
  • Suporte com orientação integral dos professores.

Já que o primeiro exame da nova certificação CGA já confirmado, por que não começar o seu plano de estudos? Quanto mais tempo você tem, maior é o seu preparo para conquistar a aprovação. Por trás de uma carreira bem-sucedida, sempre tem um bom planejamento.

Certificação de Gestores Anbima para Fundos Estruturados (CGE)

A Certificação de Gestores Anbima para Fundos Estruturados é a nova certificação obrigatória para quem busca se especializar em gestão de recursos de terceiros na indústria de produtos estruturados.

Entre as novas certificações da Anbima, a CGE habilita os profissionais certificados ao cargo de gestor de Fundos de Investimento em Participação (FIPs), Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e Fundos Imobiliários (FIIs).

Assim como a CGA, a certificação CGE requer a CFG como pré-requisito. Seu objetivo é aumentar a qualificação de quem atua com fundos estruturados no mercado brasileiro. Por isso, o selo traz um aprofundamento em assuntos específicos, que atestam as habilidades técnicas para atender às demandas da área e ter o poder de decisão para administrar carteiras.

Como conquistar a certificação CGE?

Para se certificar, você precisa conquistar a CFG e depois passar no exame da CGE. A primeira prova da certificação CGE será aplicada em abril de 2021. O conteúdo é dividido em 45 questões que abordam 8 áreas de conhecimento. Veja a seguir os temas que você precisará estudar, bem como a proporção de questões para cada um na prova:

CONTEÚDOPROPORÇÃONº DE ACERTOS
Investimentos Imobiliários9% a 13%4 a 5 questões
Private Equity9% a 13%4 a 5 questões
Securitização de Recebíveis9% a 13%4 a 5 questões
Fundos de Índice9% a 13%4 a 5 questões
Investimentos no Exterior9% a 13%4 a 5 questões
Avaliação de Desempenho9% a 13%4 a 5 questões
Gestão de Risco11% a 15%4 a 6 questões
Legislação, Regulação e Tributação18% a 22%8 a 9 questões

A aprovação requer 70% de acertos, o que equivale a 31 respostas certas. Por reunir temas específicos do mercado financeiro, a nossa recomendação é que você comece a se preparar o quanto antes para conquistar a sua qualificação em Fundos Estruturados.

Pré-requisitos: conquistar a certificação CFG

Exame: 45 questões

Aprovação: 70% ou 31 acertos

Duração: 2h30

Site oficial: https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/certificacoes/cge.htm

Como se preparar para a certificação CGE?

Poder contar com o apoio de um curso preparatório com foco no exame CGE é a segurança que você precisa para começar os estudos. Por isso, os nossos professores já estão trabalhando no desenvolvimento do curso CGE.

Em breve, você terá acesso a videoaulas aprofundadas, apostilas atualizadas, resumos, simulados, exercícios de fixação e orientação integral para se preparar e dar o próximo passo na área de gestão de recursos de terceiros. Aguarde!

Por fim, com este guia pelas novas certificações da Anbima, você tem todas as informações para acelerar a sua carreira na área de gestão de fundos de terceiros. O mercado financeiro está em constante evolução e, por isso, os profissionais certificados devem buscar atualização para seguir em ascensão. O prazo de validade da CFG, CGA e CGE é de 5 anos para quem trabalha em instituições Anbima e 3 anos para os demais, contados a partir da data da aprovação no exame. Fique de olho nisso e nas datas das provas!

Como se inscrever nos exames

Neste link você poderá se inscrever nos exames. Selecione o exame e depois o local, por fim agende o dia e horário do exame.

Conclusão

O objetivo deste artigo foi apresentar informações sobre a certificação CGA.

Se você decidiu se tornar um Gestor de Investimentos certificado, nós te desejamos toda a sorte.

Porém, para que não precise contar apenas com a sorte, também recomendamos que se inscreva no nosso curso preparatório para CFG + CGA + CGE.

Através dele você terá todo o suporte necessário para potencializar ainda mais seus estudos. Além das apostilas entregues via Correios, você terá acesso a diversos vídeos e suporte do professor.

 

Ainda restou alguma dúvida sobre este assunto? Deixe sua questão abaixo nos comentários para que possamos esclarecer suas dúvidas!

Cursos que você pode gostar:

  • curso profissionais do mercado financeiro
    R$0,00

    O Curso Profissionais do Mercado Financeiro

    Entenda as carreiras profissionais no Mercado Financeiro.

    Esse curso busca:

     

    • Informar sobre o papel dos diferentes profissionais atuantes no mercado financeiro brasileiro.
    • Apresentar uma faixa de remuneração para as carreiras profissionais.
    • Ajudar os interessados a entender qual é a certificação mais apropriada no momento de planejamento de estudo e de escolha profissional.
  • Oferta! Curso CFG
    R$3.599,90 R$2.999,90

    A certificação CFG é uma certificação de Fundamentos em Gestão. Além de ser o primeiro passo para quem deseja atuar gerindo recursos de terceiros, o profissional certificado comprova uma base sólida de conhecimentos e habilidades em finanças e gestão e se destaca no mercado de trabalho.

  • Oferta! Curso CGA
    R$1.999,90 R$1.699,90

    A certificação CGA é a certificação que torna o profissional um Gestor ANBIMA e o habilita a atuar na gestão direta de recursos de terceiros. A certificação CGA, é a forma de comprovar as habilidades e conhecimentos necessários para atuar com os princípios legais, éticos e técnicos da profissão.

  • Oferta! Curso CFG + CGA
    R$4.999,90 R$3.699,90

    Os Gestores ANBIMA são os profissionais responsáveis pela gestão direta de recursos de terceiros. As certificações CFG e o CGA, são formas de comprovar as habilidades e conhecimentos necessários para atuar com os princípios legais, éticos e técnicos da profissão.

  • Oferta! CGA - Módulo II
    R$2.099,90 R$1.599,90

    O CGA visa a comprovação da qualificação técnica dos profissionais para atuarem no mercado financeiro e de capitais, os quais estarão submetidos aos padrões de conduta profissional e legislação vigente. O curso CGA, oferecido pela Pro Educacional, destina-se a preparar com qualidade os profissionais que desejam obter essa certificação. A intenção do curso é oportunizar a aprovação para certificação, garantindo que o profissional possa exercer com excelência a sua capacidade de gestão de carteiras de investimentos e de ativos dos fundos de investimentos. Esses profissionais certificados são conhecidos como Gestores de Investimentos.

  • Oferta! capa curso CFG + CGA + CGE
    R$5.599,90 R$3.999,90

    Os Gestores ANBIMA são os profissionais responsáveis pela gestão direta de recursos de terceiros, como fundos de investimentos e recursos de pessoas físicas. Ao profissional que deseja estar habilitado para realizar estas funções, são necessárias duas certificações, o CFG, CGA e o CGE, que são a forma de comprovar as habilidades para atuar na profissão.

  • Oferta! Curso CGE
    R$1.999,99 R$1.699,90

    Conheça o Curso Preparatório  CGE

    Qual é o público alvo?​

    • Profissionais ou futuros profissionais que pretendem seguir carreira como gestor de investimentos ou afins.
    • Pessoas que querem aprofundar o conhecimento na área de investimentos.​

    O que serei capaz de fazer depois do curso Novo CGE?​

    • Passar na prova CGE conforme programa com vigência a partir de 2021 e estar mais próximo(a) de se tornar um(a) Gestor (a).
    • Após Habilitados, os profissionais certificados podem exercer o cargo de gestor de Fundos de Investimento em Participação (FIPs), Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e Fundos Imobiliários (FIIs).
    • Compreender as legislações e regulações do mercado financeiro, principalmente acerca da atuação do profissional certificado CGE.
  • Oferta! Curso CFG + CGE
    R$4.999,90 R$3.699,90

    Profissionais ou futuros profissionais que pretendem seguir carreira como gestor de investimentos ou afins precisam passar na prova CFG e CGE. Desta forma comprovando suas capacidades em realizar a análise e desempenho de risco de investimentos; Gerenciar riscos e criar estratégias de operações do mercado financeiro.

Comentários

Deixe suas dúvidas e comentários. Responderemos o mais breve possível.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *